Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009

O que sabem os pais sobre educação?

Um dos factores que contribui com frequência para a falta de autoconfiança dos pais é a sua ignorância sobre os métodos de educação adequados. Mesmo em indivíduos normalmente equilibrados e auto confiantes, esta ignorância pode produzir facilmente um sentimento de frustração.

        Anteriormente as crianças educavam-se em grande parte a si próprias, através do contacto entre elas e com os seus vizinhos, tendo a falta de treino dos pais efeitos muito menos desastrosos, no entanto, em nenhuma altura os princípios da ciência da educação estiveram ao alcance dos pais.

Estes foram sempre relutantes em seguir conselhos pois pensavam, e ainda muitos pensam, que as suas experiências como crianças os habilitam a educar os seus próprios filhos, á sua maneira, segundo a sua filosofia de vida e dentro dos mesmos padrões de relações que estavam em vigor quando eram pequenos.

        É uma verdade, que tanto nos nossos dias como no passado, que um dos principais resultados de criar e educar parece ser o de transformar crianças inteligentes em adultos estúpidos. Este é o efeito de um processo persistente de desencorajamento das crianças, e, apesar de este facto ser reconhecido desde Rousseau, muito pouco mudou na educação familiar.

 

Rudolf Dreikurs

 

Publicado por educacaoparental às 03:21
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim

Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts recentes

7 diferenças entre os bon...

Dizer não a um filho

Pais são exemplo dos filh...

O ponto de vista das cria...

O que sabem os pais sobre...

Práticas Educativas Paren...

Educação Parental como te...

Apresentação

tags

todas as tags

Pesquisar neste blog

Links

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds